Reflexões sobre o fazer científico e o papel da linguagem no discurso da divulgação do conhecimento

Autores

  • Flávia Campos Silva CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2019.39211

Palavras-chave:

Lingua(gem). Discurso. Ciência. Mídia. Divulgação

Resumo

O presente artigo propõe reflexões sobre o fazer científico e o papel da lingua(gem) no discurso da divulgação do conhecimento. A proposta é verificar os efeitos que emergem da relação: condições de produção do discurso, ciência, tecnologia e mídia, analisando os sentidos que são gerados e geridos quando o conhecimento científico circula tanto nos grandes espaços midiáticos, quanto nos espaços especializados mais restritos. Para discutir os conceitos de democratização e espetacularização do conhecimento e considerando a influência de outras discursividades [e suas memórias] na construção de significados e significações, nos apoiaremos nos pressupostos de Debord (1997), Guimarães (2003), Araújo (2004), Orlandi (2010), Dias (2011) e Zoppi-Fontana (2017). Concluiu- -se que a visibilidade concedida à Ciência nos espaços midiáticos não especializados ainda é necessária, apesar de (re)significar o sentido dela para o grande público – reduzindo-o, por vezes, ao seu aspecto pragmático. E que a presença das universidades nos meios eletrônicos de divulgação, apesar de incipiente, constitui-se uma forma de resistência que tem tentado dirigir-se não apenas aos pares, mantendo a essência do fazer científico. Entendemos que é preciso promover deslizamentos na ordem dos critérios de divulgação para que ao invés de um embate de forças entre os espaços midiáticos e os meios especializados, haja uma ampliação do discurso sobre o fazer científico em prol de uma visibilidade efetiva, equânime e capaz de construir inteligibilidades outras em prol de uma sociedade melhor.

Biografia do Autor

Flávia Campos Silva, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2009). Pós-graduada em Administracão - MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (2012) e em Letras - Mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura (2016), ambos pela Universidade Federal de São João del-Rei, UFSJ. Atuou na área administrativa nos cargos de Assistente e Analista de Licitações (2010-2014). Lecionou na rede pública/Escola POLEM, na educação profissional pelo PRONATEC (2013) e outros programas de ensino profissionalizante (2017). Atualmente ministra o curso de Português como Língua de Acolhimento e cursa o Doutorado em Estudos Linguísticos, ambos no CEFET/MG e sua pesquisa está inserida na Análise do Discurso, trabalhando com sujeitos em situação de vulnerabilidade.

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

Silva, F. C. (2019). Reflexões sobre o fazer científico e o papel da linguagem no discurso da divulgação do conhecimento. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 26(47), 338–359. https://doi.org/10.12957/matraga.2019.39211

Edição

Seção

Estudos Linguísticos