Estratégias argumentativas no webjornalismo: um estudo semiolinguístico de um editorial do site Folha de S. Paulo

Autores

  • Paula Souza Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Marcus Antônio Assis Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2019.39209

Palavras-chave:

Discurso, Argumentação, Semiolinguística, Webjornalismo.

Resumo

Esta pesquisa pretende abordar, sob o ponto de vista da Teoria Semiolinguística, corrente teórico-metodológica formulada por Patrick Charaudeau, as estratégias discursivas contidas em um editorial que evoca a carência habitacional brasileira, publicado no webjornal Folha de S. Paulo, em 2018. Ademais, este artigo busca investigar as formas como o enunciador se posiciona perante os interlocutores, explorando a tríade fundamentada na relação entre sujeito argumentante, proposta sobre o mundo e sujeito-alvo (CHARAUDEAU, 2016). Mediante as observações efetuadas, destaca-se que a construção da fala do locutor, a partir do modo de organização argumentativo, implica a composição de sua imagem no discurso (AMOSSY, 2005).

Biografia do Autor

Paula Souza Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, também pela UESB (2014). Desenvolve pesquisas referentes ao discurso midiático na web, com análises voltadas à perspectiva da vertente semiolinguística.

Marcus Antônio Assis Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Marcus Antônio Assis Lima possui pós-doutorados em Letras (PPGLLR/UESC, 2018) e em Media & Comunicativos (Goldsmiths Colega/University of London, 2013/2014), concluiu o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais em 2008 (linha de pesquisa: Análise do Discurso) e o mestrado em Comunicação e Sociabilidade, pela mesma universidade, em 2000; graduou-se em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo em 1991. Atualmente é Professor Titular, dedicação exclusiva, do Curso de Jornalismo (2006) e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagem (2012), na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (2014-2018) e coordena o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo dessa Instituição. Foi membro da Câmara Básica de Assessoramento Técnico na Área de Ciências Sociais Aplicadas da FAPESP (2011-2014); e Conselheiro na Câmara de Extensão do CONSEPE/UESB (2016-2018) e do Comitê de Iniciação Científica da PPG/UESB (2014-2018). Foi Coordenador da Área de Comunicação (DFCH/UESB), entre 2007 e 2011, e diretor sindical da ADUSB (2008-2012). Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e multicultural são: jornalismo cívico, ativismo nas redes sociais, narrativa-de-si, análise de discurso, voz, homocultura e linguagens.

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Publicado

2019-10-14

Como Citar

Pereira, P. S., & Lima, M. A. A. (2019). Estratégias argumentativas no webjornalismo: um estudo semiolinguístico de um editorial do site Folha de S. Paulo. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 26(47), 377–395. https://doi.org/10.12957/matraga.2019.39209

Edição

Seção

Estudos Linguísticos