“Batendo papo online” e aprendendo inglês: o whatsapp como ferramenta para o desenvolvimento da habilidade comunicativa em inglês como língua estrangeira

Autores

  • Suzan Severo de Severo Universidade do Vale dos Sinos
  • Marília dos Santos Lima Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2019.39208

Palavras-chave:

Aprendizado de Línguas. Teoria Sociocultural. WhatsApp.

Resumo

Este artigo origina-se de uma dissertação de mestrado2 em que se investigou o uso do WhatsApp, uma ferramenta comunicacional largamente utilizada na sociedade, para a promoção de diálogos espontâneos entre aprendizes de inglês como língua estrangeira (LE). Dentro de uma perspectiva sociocultural e considerando-se que a aprendizagem se dá através da mediação de artefatos socioculturais e na interação com outros sujeitos (VYGOTSKY, 1978), buscou-se compreender como se dá a mediação da aprendizagem quando os estudantes dialogam com seus pares na ferramenta de chat. Mais especificamente, pretendeu-se analisar a produção dos aprendizes de inglês no decorrer das conversas na LE no WhatsApp, buscando compreender como se organizavam as interações através do aplicativo e de que forma elas poderiam contribuir para o aprendizado da LE. O resultado demonstrou que os aprendizes, durante a troca de mensagens com seus colegas e com a professora, testavam hipóteses, percebiam lacunas em seu conhecimento e engajavam-se em análises metalinguísticas (SWAIN, 1985, 1995, 2005). Além disso, através da interação, foi possível perceber que os colegas apoiavam uns aos outros e buscavam formas de expandir o conhecimento e manterem-se no diálogo, seja através da pesquisa de palavras em dicionários, seja apoiando-se na primeira língua, o que permitiu aos estudantes manterem-se engajados nas conversas e tanto pedir, quanto oferecer, apoio no processo de produção e aprendizagem da LE.

Biografia do Autor

Suzan Severo de Severo, Universidade do Vale dos Sinos

Suzan Severo de Severo é mestra em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale dos Sinos, (UNISINOS) e especialista em Processos de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) além de possuir curso de especialização em Docência para a Educação Profissional pelo Centro Nacional de Educação a Distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. 

Marília dos Santos Lima, Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS)

Possui graduação em Licenciatura em Letras (inglês, português e espanhol) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e doutorado em Ciência Linguística (Linguística Aplicada) pela University of Reading, Inglaterra (1993). Tem pós-doutorado (2002) em Lingüística Aplicada pelo Modern Language Center do Ontario Institute for Studies in Education da Universidade de Toronto, Canadá. É professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente com os seguintes temas: ensino, aprendizagem, erro, foco na forma, tarefa colaborativa e formação de professores. É parecerista dos seguintes periódicos: Revista Brasileira de Linguística Aplicada e Organon (UFRGS). Tem capítulos e artigos publicados e livros organizados na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Coordenou no Brasil o projeto "The isolation and integration of form-focused instruction: Views from ESL and EFL teachers and learners" em parceria com a Universidade de Toronto, Canadá. Coordena, na UNISINOS, o Grupo de Pesquisa 'A ação colaborativa e as tarefas pedagógicas no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras.' (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

Severo, S. S. de, & Lima, M. dos S. (2019). “Batendo papo online” e aprendendo inglês: o whatsapp como ferramenta para o desenvolvimento da habilidade comunicativa em inglês como língua estrangeira. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 26(47), 431–459. https://doi.org/10.12957/matraga.2019.39208

Edição

Seção

Estudos Linguísticos