Novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: desafios e possibilidades

Autores

  • Sandro Luis Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Juliana Marian Diniz Lima Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2019.39111

Palavras-chave:

Novas tecnologias. Ensino. Língua Portu¬guesa. Desafios. Possibilidades.

Resumo

Desde sempre as tecnologias fazem parte da vida cotidiana das pes­soas em suas diferentes interações, dentre essas, podemos pensar aquelas em que ocorrem no cotidiano escolar. Nos últimos anos, temos vivenciado a inserção das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem na escola básica, mas mesmo contando com laboratório de informática, recursos multimídias ou equipamentos com altas tecnologias, os resultados no processo educacional não têm sido satisfatórios, como na leitura e produção de textos nos mais variados gêneros discursivos. Este artigo se propõe a eviden­ciar alguns desafios que os sujeitos envolvidos na realidade escolar ainda encontram para tornar as novas tecnologias um meio pelo qual seja possível uma Educação de qualidade, que se torne signi­ficativa para alunos e professores. Procuramos refletir, sobretudo a partir dos estudos de Maingueneau (2011, 2015), Chartier (2009), Pinheiro (2013), Silva (2012), sobre as possibilidades de uso cons­ciente e planejado de ferramentas tecnológicas nas aulas de Lín­gua Portuguesa na Educação básica, a fim de gerar maior e melhor aprendizagem do aluno. O uso adequado dessas ferramentas faz com a escola seja um lugar de transformações significativas para todos aqueles nela estão envolvidos, promovendo a constituição de um sujeito discursivo ativo e coerente com a sociedade escolar e para além dela.

Biografia do Autor

Sandro Luis Silva, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Adjunto de Língua Portuguesa e Ensino no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (mestrado acadêmico) da Universidade Federal de São Paulo.

Juliana Marian Diniz Lima, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda em Letras - mestrado acadêmico - área de concentração estudos linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Letras da Unifesp

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

Silva, S. L., & Lima, J. M. D. (2019). Novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: desafios e possibilidades. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 26(47), 415–430. https://doi.org/10.12957/matraga.2019.39111

Edição

Seção

Estudos Linguísticos