Apresentação

Autores

  • Alexandre do Amaral Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Chika Takeda Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.37265

Resumo

Apresentação à Matraga 44.

Biografia do Autor

Alexandre do Amaral Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde atua como professor do Programa de Pós-graduação em Letras e Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português como Língua Estrangeira/Segunda Língua – NUPPLES/UERJ. Concluiu Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e estudos de Pós-doutorado em Português como Segunda Língua pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Foi Diretor do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Surdos, onde também atuou como professor de português escrito como segunda língua. É organizador do livro Ensino de Português para Estrangeiros: internacionalização, contextos e práticas e publicou vários artigos sobre descrição e ensino de português para estrangeiros. Participou da fundação e é membro titular da Associação de Professores de Português para Estrangeiros do Estado do Rio de Janeiro (APLE-RJ).

Chika Takeda, Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio

professora e vice-reitora da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS), onde também concluiu Doutorado em Literatura Brasileira. Traduziu para o japonês, entre outros, os livros Terras do Sem Fim, de Jorge Amado, Budapeste de Chico Buarque, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro de Machado de Assis, Órfão do Eldorado de Milton Hatoum e Joias de família de Zulmira Ribeiro Tavares, entre outros. É também autora de livros e artigos sobre Machado de Assis, dentre os quais estão o livro Chidoriashi no Benshohô (A dialética de Ébrio) e alguns artigos como, por exemplo, “Machado e Sôseki - Afinidades entre dois contemporâneos antípodas”, na Revista da Academia Brasileira de Letras. É também autora do livro didático de português como língua estrangeira, intitulado Curso Básico de Língua Portuguesa – Mar e Sol, editado pelo Centro de Estudos Luso-brasileiros da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Ribeiro, A. do A., & Takeda, C. (2018). Apresentação. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 25(44), 246–251. https://doi.org/10.12957/matraga.2018.37265