‘Un suelo que no deja de moverse:’ temporalidades no-humanas de Nuno Ramos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.36772

Palavras-chave:

Nuno Ramos, temporalidade, biopolítica

Resumo

Provavelmente algumas das mais significativas investigações das artes e literaturas contemporâneas no Brasil focalizam a questão da temporalidade, o limiar entre os vivos e os mortos e as formas em que as temporalidades e o anacronismo conflitantes articulam uma crítica do presente. Neste contexto, as instalações e escritos de Nuno Ramos, trabalhando no terreno instável entre os vivos e os mortos, o orgânico e o inorgânico, o fossilizado e o espectral, representam uma intervenção decisiva. Na obra de Ramos, a memória nunca é inteiramente humana; é irredutível ao domínio da subjetividade nem às narrativas compartilhadas do coletivo. De livros como Cujo ou Junco até a matéria fossilizada presente em muitas de suas obras, a relação entre a vida e a morte é tanto política quanto tecnológica e não-antropomórfica - é, em outras palavras, biopolítica. Este artigo analisa as formas pelas quais a configuração de tal perspectiva crítica na obra de Nuno Ramos interroga e reformula as formas em que a temporalidade e a interface política estão onde a própria noção de vida - a bios que articula a biopolítica - está em jogo.

---

Original em espanhol.

Biografia do Autor

Gabriel Giorgi, New York University / Universidad San Andrés

Gabriel Giorgi é mestre pela Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, e doutor pela New York University, onde atua como professor no Department of Spanish and Portuguese Languages and Literatures, Center for Latin American and Caribbean Studies. Seus temas de interesse: Literatura do Cone Sul; biopolítica; teoria queer e estudos de gênero; literatura e filosofia; teoria crítica.

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Giorgi, G. (2018). ‘Un suelo que no deja de moverse:’ temporalidades no-humanas de Nuno Ramos. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 25(45), 597–613. https://doi.org/10.12957/matraga.2018.36772