Do olhar português sobre Macau: algumas representações poéticas contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.35487

Palavras-chave:

Macau, Memória Cultural, Poesia Portuguesa Contemporânea, Orientalismo Português.

Resumo

Macau ocupa até hoje um lugar ímpar na cultura portuguesa, confi­gurando uma entidade simultaneamente histórica, literária, política e mítica. A poesia portuguesa contemporânea tem sido persistente em recuperar os termos da complexa relação que Oriente e Ociden­te foram tecendo ao longo dos séculos e essa persistência permite­-nos olhar para Macau não apenas como um território geográfico, mas como um conceito com uma considerável força simbólica. Podemos, em certa medida, entender a aproximação ao imaginário macaense como nostalgia do império, como esperança do encontro não só com um passado histórico, mas também literário (através de figuras como Luís de Camões, Camilo Pessanha ou Wenceslau de Moraes, com vivências ligadas àquele território). Alguns poetas escolhidos para este estudo trabalharam por alguns anos no territó­rio (José Alberto Oliveira, Gil de Carvalho ou Fernanda Dias), ou­tros realizaram viagens por tempo mais limitado (Sophia de Mello Breyner Andresen, em 1977, a convite do Conselho da Revolução, onde iria tomar parte das celebrações do Dia de Camões; Antó­nio Manuel Couto Viana, entre 1986 e 1988, a convite do Instituto Cultural de Macau, onde colaborou enquanto docente; e Eugénio de Andrade, em 1999, numa visita breve que resultaria anos mais tarde na obra Pequeno Caderno do Oriente, publicada em 2004). A evocação dum conjunto fixo de lugares (por exemplo, a Gruta de Camões ou o Jardim Lou Lim Ieoc), continuamente retomados pela escrita, resultou na cristalização duma cartografia literária associa­da a Macau, cujo mapeamento e a interpretação este estudo propõe.

Biografia do Autor

Catarina Nunes de Almeida, Centro de Estudos Comparatistas (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Catarina Nunes de Almeida (Doutoramento, Univ. NOVA de Lis­boa, 2012) é uma investigadora de pós-doutoramento (título do projecto: A Viagem ao Oriente na Literatura Portuguesa Contemporânea (1990- 2012)). Trabalha sobretudo no âmbito do Orientalismo Português e da Literatura Portuguesa Contemporânea, tendo publicado diversos artigos em revistas e antologias. Em 2016 publicou, a partir da sua tese de Douto­ramento, uma obra de ensaio intitulada “Migração Silenciosa: Marcas do Pensamento Estético do Extremo Oriente na Poesia Portuguesa Contem­porânea”. É também autora de cinco livros de poesia. Pelo seu primeiro livro, “Prefloração”, recebeu o Prémio Daniel Faria e o Prémio do P.E.N. Clube Português para a Primeira Obra.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Nunes de Almeida, C. (2018). Do olhar português sobre Macau: algumas representações poéticas contemporâneas. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 25(45), 566–578. https://doi.org/10.12957/matraga.2018.35487