Voz, literatura, política e outras travestilidades do corpo trans-nacional

Autores

  • Leonardo Davino de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.35161

Palavras-chave:

Travestilidade. Canção popular. Identidade nacional.

Resumo

A partir das perguntas “a literatura é o desejo travestido? O desejo da literatura impõe o travestimento?”, feitas por Ana Chiara (2004), para quem o crítico “não [pode] esquecer no travestimento o jogo, a trapaça, o artifício”, este ensaio investiga a representação da travestilidade na canção popular. Obras dos cancionistas brasileiros Caetano Veloso, Chico Buarque, Erasmo Carlos, Aldir Blanc, Moacyr Luz, Linn da Quebrada; do português Pedro Abrunhosa; e do inglês Sting serão analisadas comparativamente a narrativas (em especial livros do franco-cubano Severo Sarduy) em que a travesti aparece como protagonista. O objetivo é pensar as marcas éticas e estéticas inscritas pela travesti no corpo nacional. Inscrição esta que define o impacto da imagem em circulação internacional do Brasil, marcada pelos plurilinguismo e cruzamento de fronteiras. Para tanto, faz-se necessário discutir tanto a expressão “travestis tipo exportação” (TREVISAN, 2000), quanto o conceito de androginia (ELIADE, 1999; e WOOLF, 2014).

Biografia do Autor

Leonardo Davino de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Leonardo Davino de Oliveira é Professor adjunto de Literatura Brasileira da UERJ. É doutor em Literatura Comparada pela UERJ, especialista e mestre em Literatura Brasileira. Ensaísta, pesquisa sobre as modalidades da vocoperformance de poesias. É autor do blog Lendo canção (lendocancao.blogspot.com). É autor do livro Canção: a musa híbrida de Caetano Veloso; e, entre outros, coorganizador e autor dos livros Palavra cantada: estudos transdisciplinares; e Poesia contemporânea: crítica e transdisciplinaridade.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

de Oliveira, L. D. (2018). Voz, literatura, política e outras travestilidades do corpo trans-nacional. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 25(45), 579–596. https://doi.org/10.12957/matraga.2018.35161