Desenvolvimento de consciência fonológica em PLA/PLE: análise de material didático e propostas de atividades em tarefas integradas

Luciana Pilatti Telles, Luciene Bassols Brisolara

Resumo


Na aquisição de uma língua estrangeira, um dos aspectos funda­mentais é o desenvolvimento da consciência fonológica do apren­diz, ou seja, é preciso desenvolver a sua capacidade de ‘refletir’ e ‘manipular’ os sons da língua (ALVES, 2012). Nesse sentido, o presente estudo propõe-se a analisar um livro didático de português como língua adicional/estrangeira (PLA/PLE), a fim de (1) verificar as oportunidades de desenvolvimento de consciência fonológica no manual e (2) propor atividades de desenvolvimento de consciência fonológica em tarefas integradas. Essas tarefas foram planejadas com o escopo de auxiliar o aprendiz na compreensão do funciona­mento da língua e da cultura em aquisição, bem como dos processos variáveis do português do Brasil. A análise do manual é feita com base em ALVES (2012), ALLEGRO (2014), JANOWSKA (2014), TORRESAN (2010), PUREN (2014) e CALABRÒ (2015). Os re­sultados obtidos permitem-nos concluir que, apesar das oportuni­dades de elicitação de aspectos fonético-fonológicos que o manual oferece, essas oportunidades estão bastante circunscritas à discrimi­nação auditiva e ao treino de pronúncia, não havendo espaço para discussão de variação fonológica no português falado no Brasil nem propostas de atividades que ajudem o estudante a refletir sobre pa­drões fonológicos que caracterizam o português brasileiro.


Palavras-chave


Português Língua Adicional/Estrangeira; Consciência Fonológica; Abordagem Orientada para a Ação; Desenvolvimento de Materiais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/matraga.2018.34161

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


e-ISSN 2446-6905 | DOI: 10.12957/matraga


Matraga é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ:

UERJ >> Instituto de Letras >> Programa de Pós-graduação em Letras

 


Indexado em:


Licença Creative Commons
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.