Desenvolvimento de consciência fonológica em PLA/PLE: análise de material didático e propostas de atividades em tarefas integradas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.34161

Palavras-chave:

Português Língua Adicional/Estrangeira, Consciência Fonológica, Abordagem Orientada para a Ação, Desenvolvimento de Materiais.

Resumo

Na aquisição de uma língua estrangeira, um dos aspectos funda­mentais é o desenvolvimento da consciência fonológica do apren­diz, ou seja, é preciso desenvolver a sua capacidade de ‘refletir’ e ‘manipular’ os sons da língua (ALVES, 2012). Nesse sentido, o presente estudo propõe-se a analisar um livro didático de português como língua adicional/estrangeira (PLA/PLE), a fim de (1) verificar as oportunidades de desenvolvimento de consciência fonológica no manual e (2) propor atividades de desenvolvimento de consciência fonológica em tarefas integradas. Essas tarefas foram planejadas com o escopo de auxiliar o aprendiz na compreensão do funciona­mento da língua e da cultura em aquisição, bem como dos processos variáveis do português do Brasil. A análise do manual é feita com base em ALVES (2012), ALLEGRO (2014), JANOWSKA (2014), TORRESAN (2010), PUREN (2014) e CALABRÒ (2015). Os re­sultados obtidos permitem-nos concluir que, apesar das oportuni­dades de elicitação de aspectos fonético-fonológicos que o manual oferece, essas oportunidades estão bastante circunscritas à discrimi­nação auditiva e ao treino de pronúncia, não havendo espaço para discussão de variação fonológica no português falado no Brasil nem propostas de atividades que ajudem o estudante a refletir sobre pa­drões fonológicos que caracterizam o português brasileiro.

Biografia do Autor

Luciana Pilatti Telles, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Luciana Pilatti Telles é licenciada em Letras - Português e Italiano e respectivas literaturas - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nessa mesma universidade, cursou Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem - Teoria e Análise Linguística. Tem experiência nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Italiana e Linguística. Atuou como professora substituta de Linguística (de 2003 a 2005) e de Língua Portuguesa (de 2012 a 2013), junto à UFRGS, e como professora de Linguística e de Fonética e Fonologia junto à FACCAT. Foi professora de italiano dos cursos de Extensão da FACCAT e do Nele- UFRGS e dos cursos de língua e cultura italiana da ACIRS, instituição na qual também foi membro da Comissão Permanente de Ensino. Atuou também na Educação Fundamental, junto a escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, como professora de italiano. É Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde atua como docente de Linguística e Língua Portuguesa e, de agosto de 2014 a dezembro de 2016, atuou como coordenadora dos cursos de Letras - Português e Línguas Estrangeiras. Também na FURG, desde 2015, coordena a oferta de cursos de português como língua estrangeira e é representante, na FURG, do Português Língua Estrangeira no Programa Idiomas sem Fronteiras.

Luciene Bassols Brisolara, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Possui graduação em Letras Habilitação Português, Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade Católica de Pelotas (2001), mestrado em Letras - Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e doutorado em Linguística e Letras (Conceito CAPES 6) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Rio Grande, atuando no PPGLetras (Estudos da Linguagem). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Fonologia e Sociolinguística Variacionista, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de espanhol, aquisição de L2, variação linguística e teoria fonológica.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Telles, L. P., & Brisolara, L. B. (2018). Desenvolvimento de consciência fonológica em PLA/PLE: análise de material didático e propostas de atividades em tarefas integradas. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 25(44), 370–390. https://doi.org/10.12957/matraga.2018.34161

Edição

Seção

Estudos Linguísticos