Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor

Autores

  • Leilane Morais Oliveira Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.34153

Palavras-chave:

Programa de Leitorado, Políticas Linguísticas, Brasil.

Resumo

Localizado no âmbito dos estudos relativos às políticas linguísti­cas externas (CALVET, 2007), este artigo se propõe a apresentar uma análise do perfil profissional, em termos de formação aca­dêmica, de sujeitos que atuaram junto ao Programa de Leitorado do Brasil entre 2010 e 2014. Para isso, dados inéditos, coletados mediante pesquisa documental no Arquivo Nacional do Palácio do Itamaraty, são apresentados e discutidos. Informações, obtidas pela aplicação de questionário aos leitores estudados e por entrevista realizada com o antigo ministro-diretor do Departamento Cultu­ral do Ministério das Relações Exteriores, também fazem parte da problematização e permitem relacionar a formação dos leitores a uma discussão mais ampla sobre a profissionalização do docente de línguas no Brasil. A partir disso, o estudo também menciona a baixa oferta de licenciaturas na área de Letras/Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) e a não exigência, por parte da Capes e do Ministério das Relações Exteriores, de uma formação específica em Letras para candidatura ao Programa de Leitorado, o que permite enfatizar, com vistas ao andamento futuro desse planejamento linguístico, que os leitores devem ser professo­res/profissionais formados na área de línguas.

Biografia do Autor

Leilane Morais Oliveira, Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP).

Leilane é doutora em Letras, pela Universidade de São Paulo (USP), bem como mestre e licenciada em Letras, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Sua experiência centraliza-se na área de Linguística Aplicada, dentro da qual se dedica principalmente às políticas linguísticas externas desenvolvidas, pela DPLP - MRE/Itamaraty, para a internacionalização da cultura e da língua oficial do Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Oliveira, L. M. (2018). Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 25(44), 252–271. https://doi.org/10.12957/matraga.2018.34153

Edição

Seção

Estudos Linguísticos