Gêneros como ações recorrentes: análise de materiais didáticos de PLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.33976

Palavras-chave:

Gênero. Ação Social. Português como Língua Estrangeira. Material Didático.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o modo como os gêneros textuais são explorados em dois conjuntos de materiais didáticos preparados para públicos específicos. O primeiro material analisado foi elaborado pela autora Denise Barros Weiss, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, e utilizado em um Curso de Português como Língua Estrangeira para alunos de nível intermediário. Já o segundo material analisado foi utilizado em um curso de português como língua estrangeira ocorrido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) em 2016. Empregamos a definição de gêneros como ações sociais tipificadas e recorrentes, sustentada por autores como Miller (1984) e Bazerman (1994). A definição do conceito de texto sustentada por Bronckart (2012) e as noções de “propósito comunicativo" e "comunidade discursiva" elaboradas por Swales (1990) serviram de apoio à análise dos dados. Os conceitos teóricos empregados puderam iluminar o modo como analisamos os exemplos de atividades. Pretendemos, com este trabalho, demonstrar que, por meio da exploração dos usos de diversos gêneros textuais, os papéis sociais e as ações desempenhadas pelos falantes são enfatizados durante o ensino de uma língua estrangeira.

Biografia do Autor

Denise Barros Weiss, Universidade Federal de Juiz de Fora

Denise Barros Weiss é doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora com atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Português como língua estrangeira. Atua como professora de Português para estrangeiros recebendo alnos de graduação e de pós-graduação intercambistas e em oficinas de formação de professores de PLE na graduação em Letras – Letras LIBRAS. Na pós-graduação, orienta dissertações e teses na área de Português como língua estrangeira. Coordena a pesquisa Memória fonológica de falantes do Português brasileiro como língua de herança.

Mariana Camargo Bessa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mariana de Camargo Bessa é mestre na área de Linguística e Ensino de Língua pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui graduação em Linguística/Língua Portuguesa e graduação em Linguística/Língua Inglesa pela UFJF e é doutoranda na mesma instituição. Atuou como bolsista de Iniciação Científica do projeto “Identidade Linguística: do reconhecimento à ampliação de competências”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e atuou como bolsista do PIBID - Língua Inglesa pela UFJF. Atualmente atua como Professora contratada do Departamento de Letras da UFJF e como professora de inglês. Tem experiência na área de Português como Língua Estrangeira, com interesse em temas relacionados ao multiculturalismo; interculturalidade; interações em sala de aula e à relatividade dos conceitos de língua e cultura. Apresentou trabalhos em eventos internacionais (por exemplo, a 38th ACIS Annual Conference - Porto/Portugal) e congressos mundiais (por exemplo, o 18 Congresso Mundial de Linguística Aplicada).

Luciana Damasceno Kreutzfeld, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC - Rio

Luciana Damasceno Kreutzfeld possui graduação em Letras - Licenciaturas em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Federal de Juiz de Fora e especialização em Revisão de Textos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MINAS. Na Assessoria de Relações Internacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IFsudesteMG, participou como suporte administrativo do Projeto "Sustainability Course in the Rainforest Program: A four week course in the field of biodiversity in Brazil. Foi professora e coordenadora do curso Português com Torresmo: Pre Games Training Camp Programme, realizado no IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora. É mestranda do programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, orientada pela professora doutora Rosa Marina de Brito Meyer, na linha de pesquisa intitulada Descrição do Português, Ensino e Tecnologias. Atua na SUNY (State University of New York em programa de intercâmbio da PUC- Rio.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Weiss, D. B., Bessa, M. C., & Kreutzfeld, L. D. (2018). Gêneros como ações recorrentes: análise de materiais didáticos de PLE. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 25(44), 454–472. https://doi.org/10.12957/matraga.2018.33976

Edição

Seção

Estudos Linguísticos