Formação docente e ensino de língua portuguesa em Timor-Leste: considerações de professores brasileiros

Autores

  • Joice Eloi Guimarães Hankuk University of Foreign Studies (HUFS) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.33956

Palavras-chave:

Língua Portuguesa. Timor-Leste. Ensino. Formação docente.

Resumo

Em 2002, após o processo de restauração da independência, a Re­pública Democrática de Timor-Leste elegeu como línguas oficiais e de instrução a língua portuguesa e a língua tétum. No processo de (re)introdução do português nas diversas esferas sociais do país atuaram, por meio do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste (PQLP/CAPES), professo­res brasileiros de diferentes áreas do conhecimento. Desse conjunto de docentes, selecionamos, para participar deste trabalho, aqueles cuja prática em Timor era voltada ao ensino da língua portuguesa. Os dados coletados, por meio de instrumento de questionário, são enunciados escritos acerca da formação e da docência desses sujei­tos. A metodologia utilizada para análise dos dados fundamenta-se nos estudos desenvolvidos por Bakhtin (2010; 2011). Pela teoria do dialogismo, elegemos como categorias de análise dos enuncia­dos conceitos componentes do contexto extraverbal de sua produ­ção: conceito de cronotopo – tempo (histórico) e espaço (social) – e de valoração, avaliação social do sujeito que enuncia em relação ao objeto sobre o qual ele enuncia. De forma geral, a análise realizada permite entrever a existência de lacunas na formação dos profes­sores para atuação em Timor-Leste e, o reconhecimento, por parte desses sujeitos, da importância do uso da língua tétum e de aspec­tos da cultura timorense no ensino de português no país.

Biografia do Autor

Joice Eloi Guimarães, Hankuk University of Foreign Studies (HUFS) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Linguística Aplicada (UNICAMP) e professora da Hankuk University of Foreign Studies, campus Global em Yongin, Coreia do Sul. Possui Graduação em Letras (habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 2010) e Mestrado em Educação (2013), na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Seus interesses de pesquisa estão voltados para o ensino de Língua Portuguesa com ênfase nas questões relacionadas à prática de produção textual e à formação docente nesse contexto. Atuou em missão brasileira de cooperação internacional, entre os anos de 2014-2016, como professora de Língua Portuguesa e Formadora de Educadores no Programa de Qualificação de Docentes em Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP/CAPES). 

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

Guimarães, J. E. (2018). Formação docente e ensino de língua portuguesa em Timor-Leste: considerações de professores brasileiros. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 25(44), 272–291. https://doi.org/10.12957/matraga.2018.33956

Edição

Seção

Estudos Linguísticos