A emergência da líquida lateral /l/ na fala de uma criança: uma análise longitudinal
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2017.28509Palavras-chave:
Fonética. Fonologia. Aquisição da linguagem.Resumo
Neste trabalho, é investigada, quantitativa e qualitativamente, a emergência da líquida lateral /l/ na fala de uma criança acompanhada longitudinalmente entre 1:9 (um ano e nove meses) e 2:4 (dois anos e quatro meses). Para tanto, foram analisadas trinta e quatro produções relacionadas à palavra /eSˈtɾela/ e verificaram-se cinco variantes de realização, sendo elas: [ˡteɐ], [ˡtejɐ] [ˡtejlɐ], [ˡteʎɐ] e [ˡtelɐ]. Cada uma dessas variantes foi analisada qualitativamente, com base na trajetória dos formantes e na intensidade (energia) dos sons exibida nos espectrogramas, e quantitativamente, por meio da análise dos valores das frequências dos formantes e, sobretudo, através da diferença entre F2-F1, necessária à verificação do grau de posteriorização das laterais produzidas. A partir das análises dos formantes, foram constatadas produções intermediárias e gradientes na fala do sujeito na tentativa de aproximar-se do alvo — a lateral alveolar. Essas gradiências só puderam ser verificadas com base nas análises acústicas aqui detalhadas. Os valores resultantes da diferença entre F2-F1 nos auxiliaram na observação da produção do som-alvo, pois verificou-se que, quando a diferença entre esses dois formantes diminui, as produções aproximam-se da lateral alveolar.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.28509
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.