Contributo para a identificação de marcadores clínicos em contexto de perturbação fonológica: dados das líquidas em português europeu

Autores

  • Ana Margarida Ramalho Universidade de Lisboa Universidade de Évora
  • Cristiane Lazzarotto-Volcão Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria João Freitas Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2017.28714

Palavras-chave:

Desenvolvimento fonológico atípico, aquisição da fonologia, avaliação fonológica, constituintes prosódicos.

Resumo

O conhecimento acerca da aquisição dos constituintes fonológicos das crianças com alterações fonológicas é ainda relativamente escasso. Os resultados disponíveis na literatura provêm maioritariamente de estudos com tarefas que recorrem à repetição de pseudopalavras. Neste trabalho, foi usado como instrumento de recolha de dados o CLCP-PE, construído à luz da fonologia não linear, de forma a analisar o impacto das variáveis constituência silábica, acento de palavra, posição na palavra e extensão de palavra na produção de dois dos segmentos mais problemáticos no desenvolvimento fo¬nológico em PE: /l/ e /ɾ/. Resultados de crianças portuguesas com desenvolvimento típico serão comparados com os de crianças com desenvolvimento atípico (PEL e PSF), de forma a discutir o uso de /l/ e /ɾ/ em diferentes constituintes prosódicos como potenciais marcadores clínicos em PE. Os resultados obtidos mostraram um efeito significativo de todas as variáveis testadas nas crianças com desenvolvimento típico, tendo sido evidente a presença do efeito das variáveis constituência silábica, posição na palavra e extensão de palavra nas crianças com desenvolvimento atípico.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.28714

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

RAMALHO, Ana Margarida; LAZZAROTTO-VOLCÃO, Cristiane; FREITAS, Maria João. Contributo para a identificação de marcadores clínicos em contexto de perturbação fonológica: dados das líquidas em português europeu. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 41, p. 497–527, 2017. DOI: 10.12957/matraga.2017.28714. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/28714. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos