A ideologia nacionalista republicana na 'História da Literatura Brasileira', de Sílvio Romero
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2017.26567Palavras-chave:
Nacionalismo. Literatura. Historiografia.Resumo
Este artigo analisa a História da Literatura Brasileira, de Sílvio Romero, considerada como produto da ideologia republicana desposada pelo autor. Neste sentido, caracteriza em linhas gerais algumas disposições e intenções do movimento republicano que teve lugar no Brasil entre 1870 e 1889. A seguir, mostra-se como o nacionalismo derivado desta ideologia é atualizado naquela obra do historiador sergipano, impactando na construção da narrativa.
---
DOI: http:/dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.26567
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.