Vanguardas poéticas e tecnologias sonoras da voz: poesia é risco

Autores

  • Cláudia Neiva de Matos UFF / CNPq

Palavras-chave:

Augusto de Campos, Poesia é risco, poesia e voz, poesia e tecnologias sonoras.

Resumo

Mesmo em sua forma escrita tradicional, a poesia abriga e manifesta uma constante demanda pela voz. Desde o início do século XX, operações vocais e performáticas da linguagem poética foram propostas por diversos movimentos de vanguarda. Mais adiante, as possibilidades inovatórias da poesia moderna foram enriquecidas pelos suportes e formatos advindos do desenvolvimento das tecnologias e mídias sonoras e audiovisuais. Na segunda metade do século, várias experiências nesse campo constituíram o que se chamou conjuntamente de Poesia Sonora. No Brasil, um dos mais importantes processos de renovação poética pelos caminhos intersemióticos foi o da Poesia Concreta com seus desdobramentos. A partir de uma visão geral sobre os tópicos acima relacionados, este trabalho aborda a obra verbivocovisual de Augusto de Campos, com destaque para o CD de poemas oralizados Poesia é risco.

Biografia do Autor

Cláudia Neiva de Matos, UFF / CNPq

Doutora em Letras, professora da Pós­graduação em Estudos Literários da UFF, pesquisadora do CNPq e pes­quisadora associada do PACC/UFRJ. É autora de Acertei no milhar: samba e malandragem no tempo de Getúlio (Rio de Janeiro: Paz e Terra 1982), Gentis guerreiros: o indianismo de Gonçalves Dias (São Paulo: Atual, 1988) e A poesia popular na República das Letras: Sílvio Romero folclorista (Rio de Janeiro: Funarte / editora da UFRJ, 1994), entre ou­tros títulos. Como organizadora e co-organizadora, publicou Antologia da Floresta: literatura selecionada e ilustrada pelos professores indígenas do Acre (Rio de Janeiro: Multiletras, 1997), Poesia hoje com C. Pedrosa, (Niterói: EDUFF, 1998), Ao encontro da palavra cantada: poesia, músi­ca e voz (com E. Travassos e F. T. Medeiros, Rio de Janeiro: 7Letras, 2001) e Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz com E. Travassos e F. T. Medeiros (Rio de Janeiro: 7Letras, 2008). Seus ensaios e artigos recentes abordam as relações entre literatura e música, poesia e canção.

Downloads

Publicado

2010-12-19

Como Citar

Matos, C. N. de. (2010). Vanguardas poéticas e tecnologias sonoras da voz: poesia é risco. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(27). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26160