O QUADRO DOS PRONOMES PESSOAIS: DESCOMPASSO ENTRE PESQUISA E ENSINO

Autores

  • Célia Regina dos Santos Lopes UFRJ/CNPq

Palavras-chave:

mistura de tratamento, pronomes pessoais, ensino de português.

Resumo

Este trabalho visa discutir a contribuição da pesquisa científica para o ensino do português. Analisou-se o quadro de pronomes pessoais apresentado em 14 livros didáticos de português utilizados no ensino fundamental e médio. Com base em resultados de pesquisa, identificaram-se os seguintes problemas no material didático: (i) as formas pronominais você, vocês e a gente que são usuais no português brasileiro não constam do rol de pronomes pessoais; (ii) a correlação entre as formas tratamentais do paradigma de tu e de você ainda é condenada pelos autores dos manuais didáticos e vista negativamente como “mistura de tratamento”.

Biografia do Autor

Célia Regina dos Santos Lopes, UFRJ/CNPq

Professora-Associada na Faculdade de Letras da UFRJ, onde se doutorou em 1999 e atua desde 1994. Coordenou o Programa de Pós graduação em Letras Vernáculas de 2005- 2007. Participa do Projeto Integrado Para uma História do Português Brasileiro desde 1999. Em 2003, publicou sua tese de Doutorado: A inserção de a gente no quadro pronominal do português: percurso histórico na Iberoamericana/Vervuert, em Frankfurt/Madri. Em 2005, organizou o livro A Norma Brasileira em Construção: fatos lingüísticos em cartas pessoais do século XIX com verba FAPERJ/UFRJ. Em 2006 editou, junto com Guiomar Ciapuscio, Dorothee Kaiser, Konstanze Jungbluth, o livro Sincronia y diacronía: de tradiciones discursivas en Latinoamérica pela Vervuert/Bibliotehca Ibero-Americana, Frankfurt/ Madrid. Coordenou o Projeto Laboratório de História do Português Brasileiro, financiado pelo CNPq. É bolsista de produtividade do CNPq desde 2006.

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

Lopes, C. R. dos S. (2012). O QUADRO DOS PRONOMES PESSOAIS: DESCOMPASSO ENTRE PESQUISA E ENSINO. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(30). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22624