CULTURAL, MULTICULTURAL, INTERCULTURAL: O PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS

Autores

  • Rosa Marina de Brito Meyer Pontifícia Universidade Católica/RJ

Palavras-chave:

Português como segunda língua para estrangeiros (PL2E), cultura, ambiente multicultural, interculturalismo

Resumo

A descrição e o ensino-aprendizado do português como segunda língua para estrangeiros (PL2E) não pode se limitar às questões formais da língua, mas deve levar em consideração aspectos da cultura subjetiva de nossa sociedade, questões essas que afloram em ambientes multiculturais. Para que o ensino do PL2E nesse tipo de situação seja eficaz, é preciso, ainda, que aspectos de competência intercultural sejam considerados, para que o aprendiz possa adequadamente inserir-se com sucesso no grupo de falantes da língua alvo. Exemplos de questões lexicais, morfo-sintáticas, interacionais e culturais extra-linguísticas são apresentados.

Biografia do Autor

Rosa Marina de Brito Meyer, Pontifícia Universidade Católica/RJ

Professora Associada, Departamento de Letras. Pós-Doutora em Estudos Interculturais Aplicados ao Ensino/Aprendizagem de Segundas Línguas, University of Alberta, Canadá, 2001. Doutora em Lingüística Aplicada ao Português, PUC-Rio, 1991. Publicações: livros: 6; capítulos: 13; artigos em publicações científicas: 55.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Meyer, R. M. de B. (2013). CULTURAL, MULTICULTURAL, INTERCULTURAL: O PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(32). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19840

Edição

Seção

Estudos Linguísticos