Futebol, Identidade e Memória: o Lance! do Consumo do Botafogo de 1962

Autores

  • Aline Silva Correa Maia
  • Roberta Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2010.866

Palavras-chave:

Futebol, Identidade, Memória

Resumo

O Jornalismo Esportivo utiliza-se da memória como forma de fortalecer conceitos e ideias associadas ao futebol, aos clubes e seus torcedores. No Brasil, o diário esportivo Lance! recorreu ao passado na cobertura anterior da final do Campeonato Carioca de 2009, como parte da estratégia de lançamento de uma promoção. O trabalho avalia a produção, nesta circunstância, do discurso para atrair o torcedor do Botafogo.

Biografia do Autor

Aline Silva Correa Maia

Jornalista graduada na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2004). Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF (2009). Desenvolve pesquisas sobre Comunicação, Identidade, Telejornalismo, Juventude e Cidadania. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Identidade e Cidadania (UFJF-CNPq). Desde 2008 é editora-chefe do MGTV 2ª Edição da TV Panorama (afiliada da Rede Globo em Juiz de Fora – MG, onde trabalha desde 2004). Experiência em rádio, televisão e assessoria de comunicação.

Roberta Oliveira

Bacharel em Jornalismo pelo Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora. Produtora da TV Panorama, afiliada Globo em Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2010-09-22

Como Citar

Maia, A. S. C., & Oliveira, R. (2010). Futebol, Identidade e Memória: o Lance! do Consumo do Botafogo de 1962. Logos, 17(2), 151–163. https://doi.org/10.12957/logos.2010.866

Edição

Seção

Comunicação e Esporte