Entre a memória e a promessa. A dialética idem X ipse na cobertura dos Jogos Pan-americanos

Autores

  • Ada Cristina Machado Silveira
  • Camila Esteves

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2010.865

Palavras-chave:

Jornalismo Esportivo, Identidade Cultural, Narrativa, Dialética idem X ipse

Resumo

O artigo analisa as características de memória e promessa presentes em narrativas identitárias utilizadas na cobertura dos Jogos Pan-americanos realizados no Rio de Janeiro em 2007. A atividade de pautar a cobertura esportiva a partir de um olhar regional, com especial atenção ao diário Zero Hora, de Porto Alegre, deve estar articulada hierarquicamente com o nível nacional, numa espécie de identificação em escalas.

Biografia do Autor

Ada Cristina Machado Silveira

Pesquisadora do CNPq. Jornalista formada pela Unisinos com doutorado em Periodismo pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professora dos Programas de Pós-graduação em Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria.

Camila Esteves

Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria, com Especialização em Assessoria e Comunicação Política pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Downloads

Publicado

2010-09-22

Como Citar

Silveira, A. C. M., & Esteves, C. (2010). Entre a memória e a promessa. A dialética idem X ipse na cobertura dos Jogos Pan-americanos. Logos, 17(2), 137–150. https://doi.org/10.12957/logos.2010.865

Edição

Seção

Comunicação e Esporte