Documento porque ficciono, ficciono porque documento: a ressignificação de imagens de arquivo no cinema brasileiro contemporâneo

Autores

  • Marcelo Dídimo Souza Vieira Correio Doutor em Multimeios pela UNICAMP, Professor Adjunto do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2013.7698

Palavras-chave:

Documentário. Ficção. Ressignificação.

Resumo

No cinema brasileiro recente, o diálogo entre o documentário e a ficção tem merecido destaque, com produções de baixo orçamento e ideias originais. É o caso de Santiago (João Moreira Salles, 2007) e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (Marcelo Gomes, Karim Aïnouz, 2009), filmes que trabalham esse diálogo de forma sutil e diegética, ressignificando imagens de um arquivo próprio, pessoal.

 

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Como Citar

Souza Vieira Correio, M. D. (2013). Documento porque ficciono, ficciono porque documento: a ressignificação de imagens de arquivo no cinema brasileiro contemporâneo. Logos, 20(1). https://doi.org/10.12957/logos.2013.7698