A outra da outra da outra: a (re)montagem da entrada de Linn da Quebrada no “Big Brother Brasil”

Autores

  • Evandro Medeiros Laia Universidade Federal de Ouro Preto https://orcid.org/0000-0002-8463-3176
  • Breno Motta Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Iluska Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora.

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2022.69910

Palavras-chave:

entretenimento televisivo, descolonização, necropolítica

Resumo

Este é um trabalho multidisciplinar que objetiva trazer à luz a participação da multiartista Lina Pereira da Silva, ou Linn da Quebrada, no “Big Brother Brasil” e a sua consequente reverberação. A travesti preta cruza as portas de entrada de um dos mais bem sucedidos programas de entretenimento da TV Globo vestida com uma camiseta cuja estampa revela a releitura do artista Yhuri Cruz para o quadro “Castigo de Escravos”, de Jacques Etienne Arago. Anastácia representa o silenciamento das mulheres negras do século XIX, enquanto Lina demanda no reality show televisivo outras formas para o tratamento de mulheres transgênero e travestis. O artigo propõe, portanto, uma reflexão sobre pistas de um tensionamento midiático pela descolonização, a partir da aproximação entre figuras que têm suas histórias atravessadas por racismo, misoginia e LGBTQIA+fobia.

Biografia do Autor

Evandro Medeiros Laia, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor do Progama de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio doutoral no Departamento de Antropologia Aplicada do Teachers' College - Columbia University.

Breno Motta, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Comunicação e Sociedade, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Jornalismo Audiovisual (NJA/UFJF).

Iluska Coutinho, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Professora titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é jornalista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília e doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com estágio doutoral na Columbia University (NY). Pós-doutora em Comunicação (Universidade Nova de Lisboa), coordena o grupo de pesquisa Núcleo de Jornalismo e Audiovisual.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Laia, E. M., Motta, B., & Coutinho, I. (2023). A outra da outra da outra: a (re)montagem da entrada de Linn da Quebrada no “Big Brother Brasil”. Logos, 29(1). https://doi.org/10.12957/logos.2022.69910

Edição

Seção

Fluxo Continuo