“Sonhei que estava em Pernambuco”: território, historicidades e afeto nas encruzilhadas do frevo
DOI:
https://doi.org/10.12957/logos.2021.62622Palavras-chave:
Comunicação & Música, Frevo, Historicidades, Encruzilhadas.Resumo
Este artigo pretende pensar a configuração e a reconfiguração dos gêneros musicais, de modo geral, e do frevo, de modo específico, considerando suas mediações territoriais, temporais e afetivas. Propomos esta abordagem considerando a perspectiva afrodiaspórica do cruzo e das encruzilhadas (SIMAS; RUFINO, 2018; RUFINO, 2019) como uma chave epistemológica e metodológica para discutir os tensionamentos espaçotemporais do frevo, fortemente territorializado na Região Metropolitana do Recife. A partir de suas manifestações históricas e contemporâneas e de seus cruzamentos com outros gêneros musicais, analisamos os rearranjos e cruzamentos que o frevo incita nas noções de cena e gênero musical.
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