Encruzilhadas da música: temporalidades e territorialidades no álbum visual Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água

Autores

  • Thiago Emanoel Ferreira Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom-UFBA) https://orcid.org/0000-0003-0657-645X
  • Daniel Oliveira de Farias Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom-UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.62593

Palavras-chave:

Encruzilhada, temporalidades, territorialidades

Resumo

Propomos, neste artigo, tomar a encruzilhada enquanto gesto metodológico, político, epistemológico e de análise de processos e produtos comunicacionais relacionados à música. A encruzilhada permite que analisemos temporalidades e territorialidades de modo distinto às concepções dominantes modernas de tempo e território, ao enfatizar as multiplicidades e demandar a articulação e rearticulação de saberes não conformados pela colonialidade. Para isso, realizamos um breve exercício analítico colocando o álbum visual Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água da cantora e compositora baiana Luedji Luna na encruza, invocando temporalidades e territorialidades em diálogo com o produto. Ao convocar a encruzilhada, colocamos ainda as nossas subjetividades enquanto autores no ebó, problematizando o fazer científico estabelecido na modernidade.

Biografia do Autor

Thiago Emanoel Ferreira, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom-UFBA)

Thiago Ferreira é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom-UFBA). Pesquisador associado ao Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC-UFBA).

Daniel Oliveira de Farias, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom-UFBA)

Daniel Oliveira de Farias é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA e Bolsista CNPQ. Integrante do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação - TRACC (http://tracc-ufba.com.br/).

Downloads

Publicado

2022-02-22

Como Citar

Ferreira, T. E., & Oliveira de Farias, D. (2022). Encruzilhadas da música: temporalidades e territorialidades no álbum visual Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água. Logos, 28(3), 69. https://doi.org/10.12957/logos.2021.62593

Edição

Seção

Dossiê 'Espessuras Temporais da Comunicação: transformações, resistências, arcaísmos, lutas'