As organizações modernas e o contemporâneo: notas para uma leitura comunicacional do presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.62436

Palavras-chave:

Contemporâneo, Comunicação, Organizações.

Resumo

Em tom ensaístico, o texto aposta numa problematização do contemporâneo pelo estatuto comunicacional das organizações modernas, aqui tomadas pela égide de três estratos relacionais - Estado, Mercado, Ciência -, instituidores de espaços de experiência pelo epicentro da ideologia do progresso. Ao considerar o contemporâneo como cronótopo atravessado pela crise de tal ideologia, o texto sugere como tais organizações tornam-se ambientes privilegiados à leitura comunicacional do presente, a partir da identificação de três notas experienciais: a) tensões entre diferenças e progresso; b) dificuldades à ampliação de horizontes comuns; e c) pulverização de latências. Como conclusões, o texto reconhece a emergência de formas organizativas que buscam oferecer outras experiências no (do) presente, mesmo diante da hegemonia relacional das organizações modernas.

Biografia do Autor

Rennan Lanna Martins Mafra, Universidade Federal de Viçosa Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e orientador credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Educação (PPGE) da UFV. Doutor, mestre e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

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Publicado

2022-02-22

Como Citar

Mafra, R. L. M. (2022). As organizações modernas e o contemporâneo: notas para uma leitura comunicacional do presente. Logos, 28(3), 89. https://doi.org/10.12957/logos.2021.62436

Edição

Seção

Dossiê 'Espessuras Temporais da Comunicação: transformações, resistências, arcaísmos, lutas'