Aspectos éticos, poéticos e comunicacionais do pensamento político de Jacques Rancière

Autores

  • Angela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2013.6233

Palavras-chave:

ética, política, comunicação

Resumo

O texto busca explorar dois aspectos do pensamento político filosófico de Jacques Rancière: em primeiro lugar, avalia-se a guinada ética da contemporaneidade, que transforma a política na legitimação das necessidades da ordem consensual. Em segundo, explora-se a abordagem dos conceitos de igualdade e desidentificação no âmbito de uma articulação ética para as relações políticas conflituais entre parceiros que, enquanto seres dotados de fala e ação, criam cenas nas quais desenvolvem, poeticamente, seus desentendimentos e vínculos comunicativos. Ao ressaltar esses dois âmbitos do pensamento do autor pretende-se revelar tanto um diagnóstico pessimista com relação ao funcionamento democrático e ético das sociedades contemporâneas, quanto uma concepção de política baseada em uma ética das formas dissensuais de expressão e comunicação que inventam modos de ser, ver e dizer, configurando novos sujeitos e novas formas de enunciação coletiva.

Biografia do Autor

Angela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Comunicação Social pela UFMG. Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Salgueiro Marques, A. C. (2013). Aspectos éticos, poéticos e comunicacionais do pensamento político de Jacques Rancière. Logos, 20(2). https://doi.org/10.12957/logos.2013.6233