Reflexões sobre o Fazer Cinematográfico: A Ética como Bússola para uma Nova Cartografia do Cinema Mundial

Autores

  • Ana Paula Martins Gouveia Universidade de São Paulo - USP Escola Superior Artística do Porto - ESAP

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2013.6209

Palavras-chave:

Ética, Cinema, Filosofia.

Resumo

Resumo:

Este artigo se dispõe a fazer uma breve reflexão sobre o filme O Grande Silêncio de Philip Gröning e a conexão que o mesmo estabelece com a questão ética do fazer cinematográfico; sendo a ética aqui entendida como um campo de investigação sobre os meios de se alcançar a felicidade. O filme de Gröning se destaca triplamente dentro desta reflexão, ao se pensar a ética (ethos) enquanto conduta, local físico e temática do filme.

 

 

Biografia do Autor

Ana Paula Martins Gouveia, Universidade de São Paulo - USP Escola Superior Artística do Porto - ESAP

Mestre (2000) e Doutora (2004) em Cinema pela Universidade de São Paulo; possui graduação em Jornalismo na mesma universidade (1995). Durante o doutorado realizou estágio de pesquisa na University of Surrey Roehampton (Londres/Inglaterra). É professora de mestrado e graduação na ESAP em Portugal. Atualmente se dedica ao projeto de pós-doutorado na Universidade de São Paulo, após ter concluído o pós-doutoramento anterior na University of California Santa Barbara nos Estados Unidos.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Gouveia, A. P. M. (2013). Reflexões sobre o Fazer Cinematográfico: A Ética como Bússola para uma Nova Cartografia do Cinema Mundial. Logos, 20(2). https://doi.org/10.12957/logos.2013.6209