Lives musicais: performances em rede de corpos em isolamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.60723

Palavras-chave:

Lives musicais, Música pop, Mediações

Resumo

As agências dos corpos, dos espaços, das plataformas digitais e da pandemia do Corona vírus na poética das lives de música brasileira realizadas entre 19 de abril e 29 de junho de 2020 são o objeto deste texto. Articula-se o conteúdo observado com um referencial dos estudos pós-estruturalistas europeus, das mediações comunicativas da cultura, e com a Teoria Ator Rede (TAR). Percebeu-se que as plataformas de transmissão modulam a expressão nas lives e têm agências significativas na poética e nas interações entre integrantes do público e entre a recepção e os performers. Também se verificou que os elementos advindos da estética das apresentações ao vivo tradicionais foram reposicionados de maneiras ora fluidas, ora controversas nas lives observadas.

Biografia do Autor

Tatiana Rodrigues Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Lidera o grupo de pesquisa Música e Mediações Culturais - MMC. É curadora e organizadora do Paisagem Sonora - Mostra Internacional de Arte Eletrônica do Recôncavo da Bahia. Possui graduação em Comunicação pela UFBA, mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e pós-doutorado no Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança pela Universidade Nova de Lisboa.

Downloads

Publicado

2022-05-24

Como Citar

Lima, T. R. (2022). Lives musicais: performances em rede de corpos em isolamento. Logos, 28(2). https://doi.org/10.12957/logos.2021.60723

Edição

Seção

Dossiê 'Corpos, performances e autenticidade na cultura digital e visual'