Corpo, dança e uma poética artística de si

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.60521

Palavras-chave:

Corpo, Dança Imanente, Poética artística de si.

Resumo

Este artigo consiste em uma reflexão cênico-teórica acerca das reverberações artísticas e filosóficas do pensamento imanente em dança em intersecção com o pensamento filosófico de Gilles Deleuze e Félix Guattari. A Teoria da Dança Imanente sugere uma performance artística em movimento na qual o corpo dialoga consigo para criar uma dança própria, pessoal e subjetiva. Assim, objetiva-se analisar o dispositivo teórico-conceitual da Dança Imanente em aberturas e intersecções performativas que culminam no entrelaçamento entre corpo, arte e filosofia. O procedimento metodológico deu-se em diálogo bibliográfico e artístico, no qual as principais referências teórico-práticas são: Ana Flávia Mendes, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Fischer-Lichte, Zourabichivli, dentre outros. A pesquisa questiona a designação ideal e a iminência em dança propondo a emancipação do criador-performer por vias imanentes.

Biografia do Autor

Robson Farias Gomes, Universidade de Brasília

Doutorando em Metafísica pelo Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília - PPGμ/UnB. Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará - PPGArtes/UFPA. Licenciado e Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Pará – UFPA.

Maria dos Remédios de Brito, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba. Licenciada em Educação e Filosofia pela Universidade Federal do Pará – UFPA.

Downloads

Publicado

2022-05-24

Como Citar

Gomes, R. F., & Brito, M. dos R. de. (2022). Corpo, dança e uma poética artística de si. Logos, 28(2). https://doi.org/10.12957/logos.2021.60521

Edição

Seção

Dossiê 'Corpos, performances e autenticidade na cultura digital e visual'