Corpas gordas importam: o Instagram como espaço de performance para mulheres gordas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.60499

Palavras-chave:

Corpas gordas, Performances femininas, Instagram.

Resumo

Este artigo tem como objetivo promover uma reflexão sobre as potências de performances protagonizadas por mulheres gordas na rede social digital Instagram, a partir de pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Faz-se uma leitura multidisciplinar de corpos gordos, particularmente o de mulheres, em imagens postadas por elas na rede, no sentido de pensarmos formas outras de representação e de re-existência daqueles corpos que são tratados como doentes, feios, fracassados e distantes do ideal de feminilidade, no seio social e propagado também pela mídia hegemônica. Articulam-se saberes de forma transdisciplinar em prol da discussão sobre corpos, performances e problematizações do eu no espaço artístico e comunicacional, bem como refletindo acerca de caminhos possíveis na comunicação e cultura visual em perspectivas em gênero.

Biografia do Autor

Agnes de Sousa Arruda, Universidade de Sorocaba

Doutorado e Mestrado em Comunicação pela Universidade Paulista; Estágio pós-doutoral em andamento na Universidade de Sorocaba. Professora de graduação na Universidade de Mogi das Cruzes.

Marcelle Jacinto da SILVA, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Sociologia pelo Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2022-05-24

Como Citar

Arruda, A. de S., & SILVA, M. J. da. (2022). Corpas gordas importam: o Instagram como espaço de performance para mulheres gordas. Logos, 28(2). https://doi.org/10.12957/logos.2021.60499

Edição

Seção

Dossiê 'Corpos, performances e autenticidade na cultura digital e visual'