A descolonização do olhar a partir do cinema de Lilian Solá Santiago

Autores

  • Andrielle Cristina Moura Mendes Guilherme Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN – Brasil Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN) https://orcid.org/0000-0002-8977-4357
  • Denise Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN – Brasil Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN) https://orcid.org/0000-0001-7569-6127
  • Juciano Lacerda Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN – Brasil. Docente do PPgEM/UFRN, Doutor em Ciências da Comunicação (Unisinos, 2008), Pós-Doutorado pela UAB-Espanha (2017-2018), Pesquisador do Procad USP/UFRN/UFMS, Pesquisador do Projeto de Resposta Rápida à Sífilis (LAIS/NESC/OPAS/MS), Coordenador do Grupo de Pesquisa Pragma/CNPq. https://orcid.org/0000-0002-0876-377X

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.54428

Palavras-chave:

Mídia, Cinema, Descolonização do olhar

Resumo

Apresenta-se uma análise fílmica do videodocumentário Roda o Tererê com vistas a investigar se e como o filme dirigido pela cineasta brasileira Lilian Solá Santiago contribui para uma descolonização do olhar, da estética e da política das imagens. Interessa identificar até que ponto o videodocumentário tensiona o regime de visibilidade dominante na sociedade nacional problematizado por teóricos localizados fora do eixo cultural da Europa (GONZALEZ, 2011; BORGES, 2018; NASCIMENTO, 2016). Conclui-se que, ao inscrever-se enquanto cineasta, Lilian Santiago não transforma a sua câmera apenas em voz; transforma o microfone em ouvido, e faz dele uma caixa de ressonância para que as pessoas ouçam e vejam aqueles que vem sendo historicamente apagados dos espaços do aparecer.

Biografia do Autor

Andrielle Cristina Moura Mendes Guilherme, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN – Brasil Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN)

Doutoranda e mestra pelo Programa de pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN). Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma instituição. Pesquisadora do grupo de pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (PRAGMA-CNPq) e do grupo de estudos Epistemologias Subalternizadas e Comunicação (Descom).

Denise Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN – Brasil Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN)

Pesquisadora do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN). Participa do grupo de pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia: teorias, linguagens, indústrias culturais e cidadania da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PRAGMA/UFRN) e do grupo de pesquisa Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LIDD/UFRJ). Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Juciano Lacerda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN – Brasil. Docente do PPgEM/UFRN, Doutor em Ciências da Comunicação (Unisinos, 2008), Pós-Doutorado pela UAB-Espanha (2017-2018), Pesquisador do Procad USP/UFRN/UFMS, Pesquisador do Projeto de Resposta Rápida à Sífilis (LAIS/NESC/OPAS/MS), Coordenador do Grupo de Pesquisa Pragma/CNPq.

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2008). Pós-Doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona. Prof. Associado II do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Permanente e Vice-Coordenador do Doutorado em Estudos da Mídia da UFRN. Coordenador do Núcleo de Relações Internacionais e Interinstitucionais do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/HUOL/UFRN). Coordenador do Grupo de Pesquisa Pragma/CNPq. Pesquisador do Projeto de Resposta Rápida à Sífilis (LAIS/SEDIS/NESC/UFRN/OPAS/MS 2018-2021). Pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva/NESC-UFRN.

Downloads

Publicado

2021-01-27

Como Citar

Moura Mendes Guilherme, A. C., Carvalho, D., & Lacerda, J. (2021). A descolonização do olhar a partir do cinema de Lilian Solá Santiago. Logos, 27(3). https://doi.org/10.12957/logos.2020.54428