A descolonização do olhar a partir do cinema de Lilian Solá Santiago

Autores

  • Andrielle Cristina Moura Mendes Guilherme Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN – Brasil Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN) https://orcid.org/0000-0002-8977-4357
  • Denise Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN – Brasil Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN) https://orcid.org/0000-0001-7569-6127
  • Juciano Lacerda Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN – Brasil. Docente do PPgEM/UFRN, Doutor em Ciências da Comunicação (Unisinos, 2008), Pós-Doutorado pela UAB-Espanha (2017-2018), Pesquisador do Procad USP/UFRN/UFMS, Pesquisador do Projeto de Resposta Rápida à Sífilis (LAIS/NESC/OPAS/MS), Coordenador do Grupo de Pesquisa Pragma/CNPq. https://orcid.org/0000-0002-0876-377X

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.54428

Palavras-chave:

Mídia, Cinema, Descolonização do olhar

Resumo

Apresenta-se uma análise fílmica do videodocumentário Roda o Tererê com vistas a investigar se e como o filme dirigido pela cineasta brasileira Lilian Solá Santiago contribui para uma descolonização do olhar, da estética e da política das imagens. Interessa identificar até que ponto o videodocumentário tensiona o regime de visibilidade dominante na sociedade nacional problematizado por teóricos localizados fora do eixo cultural da Europa (GONZALEZ, 2011; BORGES, 2018; NASCIMENTO, 2016). Conclui-se que, ao inscrever-se enquanto cineasta, Lilian Santiago não transforma a sua câmera apenas em voz; transforma o microfone em ouvido, e faz dele uma caixa de ressonância para que as pessoas ouçam e vejam aqueles que vem sendo historicamente apagados dos espaços do aparecer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrielle Cristina Moura Mendes Guilherme, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN – Brasil Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN)

Doutoranda e mestra pelo Programa de pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN). Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma instituição. Pesquisadora do grupo de pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (PRAGMA-CNPq) e do grupo de estudos Epistemologias Subalternizadas e Comunicação (Descom).

Denise Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN – Brasil Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN)

Pesquisadora do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN). Participa do grupo de pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia: teorias, linguagens, indústrias culturais e cidadania da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PRAGMA/UFRN) e do grupo de pesquisa Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LIDD/UFRJ). Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Juciano Lacerda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN – Brasil. Docente do PPgEM/UFRN, Doutor em Ciências da Comunicação (Unisinos, 2008), Pós-Doutorado pela UAB-Espanha (2017-2018), Pesquisador do Procad USP/UFRN/UFMS, Pesquisador do Projeto de Resposta Rápida à Sífilis (LAIS/NESC/OPAS/MS), Coordenador do Grupo de Pesquisa Pragma/CNPq.

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2008). Pós-Doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona. Prof. Associado II do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Permanente e Vice-Coordenador do Doutorado em Estudos da Mídia da UFRN. Coordenador do Núcleo de Relações Internacionais e Interinstitucionais do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/HUOL/UFRN). Coordenador do Grupo de Pesquisa Pragma/CNPq. Pesquisador do Projeto de Resposta Rápida à Sífilis (LAIS/SEDIS/NESC/UFRN/OPAS/MS 2018-2021). Pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva/NESC-UFRN.

Downloads

Publicado

2021-01-27

Como Citar

MOURA MENDES GUILHERME, Andrielle Cristina; CARVALHO, Denise; LACERDA, Juciano. A descolonização do olhar a partir do cinema de Lilian Solá Santiago. Logos, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, 2021. DOI: 10.12957/logos.2020.54428. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/54428. Acesso em: 11 maio. 2025.