Olhares críticos e estéticas periféricas: a produção de outras margens no cinema brasileiro

Autores/as

  • Fernanda Salvo Professora adjunta da Universidade Federal do Acre (Ufac)

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.53583

Palabras clave:

pós-colonialismo, estéticas periféricas, cinema brasileiro

Resumen

Nesse artigo nos interessa discutir as heranças da colonização histórica na América Latina, privilegiando um recorte que refletirá sobre o discurso estético como via de contestação das relações de dominação e poder advindas dos processos colonizadores. Para melhor iluminar tal perspectiva, retomaremos o debate decolonial contemporâneo, tomando suas observações como ponto de partida para contextualizar a política das imagens conformada pelo Cinema Novo, bem como o alinhamento das posições intelectuais do movimento àquelas do Modernismo. Após essa revisão, discutiremos brevemente o gesto político endereçado por alguns filmes do cinema nacional recente, na figuração que propõem da alteridade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Salvo, Professora adjunta da Universidade Federal do Acre (Ufac)

Professora adjunta da Universidade Federal do Acre (UFAC). Possui pós-doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Imagens e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estágio doutoral no exterior junto à Ruhr-Universität Bochum (Bochum, Alemanha). Atualmente, é professora do curso de Jornalismo e do programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade, da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Publicado

2021-01-27

Cómo citar

SALVO, Fernanda. Olhares críticos e estéticas periféricas: a produção de outras margens no cinema brasileiro. Logos, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, 2021. DOI: 10.12957/logos.2020.53583. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/53583. Acesso em: 11 may. 2025.