Olhares críticos e estéticas periféricas: a produção de outras margens no cinema brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/logos.2020.53583Palabras clave:
pós-colonialismo, estéticas periféricas, cinema brasileiroResumen
Nesse artigo nos interessa discutir as heranças da colonização histórica na América Latina, privilegiando um recorte que refletirá sobre o discurso estético como via de contestação das relações de dominação e poder advindas dos processos colonizadores. Para melhor iluminar tal perspectiva, retomaremos o debate decolonial contemporâneo, tomando suas observações como ponto de partida para contextualizar a política das imagens conformada pelo Cinema Novo, bem como o alinhamento das posições intelectuais do movimento àquelas do Modernismo. Após essa revisão, discutiremos brevemente o gesto político endereçado por alguns filmes do cinema nacional recente, na figuração que propõem da alteridade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-27
Cómo citar
SALVO, Fernanda. Olhares críticos e estéticas periféricas: a produção de outras margens no cinema brasileiro. Logos, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, 2021. DOI: 10.12957/logos.2020.53583. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/53583. Acesso em: 11 may. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.