Atravessando abismos em direção a um Cinema Implicado: negridade, imagem e desordem

Autores

  • Matheus Araujo dos Santos Universidade do Estado da Bahia/Professor Visitante

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.51522

Palavras-chave:

Cinema Negro, Cinema Brasileiro, Cinema Implicado.

Resumo

Neste texto me aproximo de táticas
de travessia do Mundo Ordenado
para o Mundo Implicado através

da imagem cinematográfica, es-
pecificamente das que emergem

no contexto dos cinemas negros

no Brasil contemporâneo. Partin-
do da filosofia de Denise Ferreira

da Silva, aproximo-me das possi-
bilidades de destruição do mundo

como o conhecemos e dos seus
cárceres estéticos e analíticos,
a exemplo dos engendrados por
João Carlos Rodrigues no livro O
Negro Brasileiro e o Cinema. Por

fim, volto-me às imagens de Tra-
vessia, filme de Safira Moreira,

pensando como ele executa ges-
tos de imageação de um Mundo e

de um Cinema Implicado.

Biografia do Autor

Matheus Araujo dos Santos, Universidade do Estado da Bahia/Professor Visitante

Professor Visitante da Universidade Federal da Bahia. Doutor em COmunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-Pós/UFRJ). Pesquisador do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade da Universidade Federal da Bahia (CuS/UFBA) d do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagen (NUPPI/IFMA)

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Publicado

2020-06-05

Como Citar

dos Santos, M. A. (2020). Atravessando abismos em direção a um Cinema Implicado: negridade, imagem e desordem. Logos, 27(1). https://doi.org/10.12957/logos.2020.51522

Edição

Seção

Dossiê 'Instabilidade e conflito das/nas imagens'