Atravessando abismos em direção a um Cinema Implicado: negridade, imagem e desordem

Matheus Araujo dos Santos

Resumo


Neste texto me aproximo de táticas
de travessia do Mundo Ordenado
para o Mundo Implicado através

da imagem cinematográfica, es-
pecificamente das que emergem

no contexto dos cinemas negros

no Brasil contemporâneo. Partin-
do da filosofia de Denise Ferreira

da Silva, aproximo-me das possi-
bilidades de destruição do mundo

como o conhecemos e dos seus
cárceres estéticos e analíticos,
a exemplo dos engendrados por
João Carlos Rodrigues no livro O
Negro Brasileiro e o Cinema. Por

fim, volto-me às imagens de Tra-
vessia, filme de Safira Moreira,

pensando como ele executa ges-
tos de imageação de um Mundo e

de um Cinema Implicado.


Palavras-chave


Cinema Negro; Cinema Brasileiro; Cinema Implicado.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/logos.2020.51522

Indexada em:Latindex . Sumarios.org . Univerciência. Doaj
Rua São Francisco Xavier, 524 -10 º Andar - Sala 10129 Bloco F - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
cep: 20550-013 - e-mail: logos@uerj.br