O Afroperspectivismo de A Trilogia da Bicha Preta, de Juan Rodrigues: construindo as estéticas das resistências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.49311

Palabras clave:

afroperspectivismo, estéticas das resistências, Juan Rodrigues, Trilogia da Bicha Preta, cinema da negritude queer

Resumen

O artigo parte do estabelecimento do campo do afroperspectivismo, em que se define um olhar posicionado, do ponto de vista etnico-racial, para se chegar à análise da Trilogia da Bicha Preta, curtas-metragens dirigidos por Juan Rodrigues, em formato de filme ensaio que desenvolvem o que se concebe como o cinema da negritude queer.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gilberto Alexandre Sobrinho, Departamento de Multimeios, Cinema e Comunicação, Instituto de Artes - UNICAMP

Professor de Estudos do Cinema, TV e Vídeo, Departamento de Multimeios, Cinema e Comunicação, Instituto de Artes - UNICAMP

Publicado

2020-06-05

Cómo citar

SOBRINHO, Gilberto Alexandre. O Afroperspectivismo de A Trilogia da Bicha Preta, de Juan Rodrigues: construindo as estéticas das resistências. Logos, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, 2020. DOI: 10.12957/logos.2020.49311. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/49311. Acesso em: 4 jul. 2025.

Número

Sección

Dossiê 'Instabilidade e conflito das/nas imagens'