As transformações do ator-personagem no rito cinematográfico

Autores

  • Cristiane Moreira Ventura Instituto Federal de Goiás
  • Lara Lima Satler Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.49306

Palavras-chave:

ator-personagem, cinema híbrido, produção cinematográfica.

Resumo

Considerando a emergência da forma híbrida de certa cinematografia brasileira contemporânea, a qual se utiliza em sua estratégia de realização a performance do ator-personagem em seus papéis sociais, pretendemos examinar a realização como um rito de passagem,  a fim de compreender as transformações que ocorrem tanto no modo de fazer cinema, quanto às que ocorrem com o próprio ator-personagem ao se “iniciar” no meio cinematográfico.

Biografia do Autor

Cristiane Moreira Ventura, Instituto Federal de Goiás

Professora do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do curso Técnico de Produção em Áudio e Vídeo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Doutoranda em Performances Culturais na Universidade Federal de Goiás. Mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG (2014). Bacharel em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011).Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes do Vídeo, atuando principalmente nos seguintes temas: videoarte, vídeointalações, documentário. Atua no setor audiovisual nas funções de direção (filmografia composta por oito curtas e um longa-metragem), produção (de filmes e mostras), produção de arte e montagem desde 2007.

Lara Lima Satler, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui Pós-Doutorado em Estudos Culturais, no Programa Avançado de Cultura Contemporânea, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2018. Doutorado em Arte e Cultura Visual (PPGACV/ FAV / UFG), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), 2016. Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, em 2007. Especialização em Filosofia Política pela Universidade Católica de Goiás (2005). Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2001). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais (PPGIPC) e no curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC).

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

Ventura, C. M., & Satler, L. L. (2020). As transformações do ator-personagem no rito cinematográfico. Logos, 27(2). https://doi.org/10.12957/logos.2020.49306

Edição

Seção

Fluxo Continuo