Chutando cachorro morto: a construção da imagem pública impopular de Michel Temer em charges políticas e memes de internet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.49278

Palavras-chave:

representações coletivas, memes de internet, charges políticas.

Resumo

O presente artigo observa as charges políticas e os memes de internet do período de governo de Michel Temer (MDB), com propósito de observar se os enquadramentos empregados na imagem pública de um ator político são os mesmos nessas duas linguagens. Nossa hipótese é de que não só ambas compartilham elementos em comum, como também alteram o controle da autoimagem de um ator político, por meio da construção de contra-narrativas. Esta investigação procura empreender uma análise de enquadramentos sobre um corpus de 773 conteúdos imagéticos, que reúnem 336 charges publicadas pela Folha de S. Paulo e 437 memes de internet. O resultado é uma avaliação comparativa das duas linguagens e seus efeitos sobre a política de imagem de um ator político como Temer.

Biografia do Autor

Viktor Chagas, Universidade Federal Fluminense

Professor e pesquisador do PPGCOM-UFF. Membro associado do INCT.DD. Doutor em História, Política e Bens Culturais (Cpdoc-FGV). Coordenador do grupo de pesquisa coLAB/UFF e do projeto de extensão #MUSEUdeMEMES.

Dandara Magalhães, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Comunicação (PPGCOM-UFF), na linha de pesquisa Estéticas e Tecnologias da Comunicação. Mestre (PPGCOM-UFF). Pesquisadora associada ao coLAB/UFF e ao projeto de extensão #MUSEUdeMEMES.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

Chagas, V., & Magalhães, D. (2020). Chutando cachorro morto: a construção da imagem pública impopular de Michel Temer em charges políticas e memes de internet. Logos, 27(1). https://doi.org/10.12957/logos.2020.49278

Edição

Seção

Dossiê 'Instabilidade e conflito das/nas imagens'