Como o jornalismo literário aliado ao jornalismo científico pode potencializar a divulgação da ciência

Autores

  • Henrique Rodrigues Fontes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2018.38542

Palavras-chave:

Jornalismo, Jornalismo Científico, Jornalismo Literário

Resumo

Diante da crise que afeta a ciência nacional, a divulgação científica emerge como uma alternativa para reiterar a indiscutível importância das pesquisas para a sociedade. Nesse sentido, o Jornalismo Literário (JL), através de suas técnicas, pode ser utilizado como uma importante ferramenta para atrair os mais diversos leitores ao universo científico. Por isso, o objetivo deste artigo foi estudar, por meio de revisão bibliográfica e de três entrevistas com especialistas, como o JL, aliado ao Jornalismo Científico, pode contribuir para aumentar o interesse e o entendimento da sociedade sobre a ciência no Brasil. No trabalho, foi observado que o JL atua com grande eficiência para tornar a ciência mais atraente aos olhos de quem ainda se encontra distante de seu mundo, colaborando para aproximar o leitor comum de temas considerados mais complexos, mas extremamente relevantes ao público em geral.

Biografia do Autor

Henrique Rodrigues Fontes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Jornalista profissional graduado pela Universidade de Araraquara (SP). Atualmente cursa especialização em jornalismo científico pela UNICAMP. Trabalha como jornalista da Rádio UFSCar e da USP, ambas instituições localizadas em Sâo Carlos (SP).

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

Fontes, H. R. (2019). Como o jornalismo literário aliado ao jornalismo científico pode potencializar a divulgação da ciência. Logos, 25(2), 150–165. https://doi.org/10.12957/logos.2018.38542