Nós na perspectiva deles - a tragédia do Paissandu e a representação midiática dos movimentos de moradia em São Paulo

Autores

  • Cilene Victor Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP https://orcid.org/0000-0002-4899-6287
  • Roberto Chiachiri Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP
  • Talita Gonsales Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território na Universidade Federal do ABC.

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2019.36182

Palavras-chave:

movimentos de moradia, jornalismo e representação social, teoria da narrativa

Resumo

A luta das famílias mais pobres pelo direito de ocupação dos centros urbanos tem marcado a formação das cidades brasileiras e dado origem a vários movimentos de moradia. Essa realidade, no entanto, tem pouca presença na imprensa. Quando coberta, segundo a percepção das lideranças desses movimentos, é carregada de narrativas que remetem à criminalização das famílias e de seus representantes. Desta forma, este artigo tem como objetivo analisar a representação social dos protagonistas dessa causa no contexto da tragédia do Paissandu, quando o incêndio de um edifício ocupado por 150 famílias de baixa renda explicitou as diversas faces do problema. Para isso, foram analisadas 110 reportagens e contempladas as impressões das lideranças dos movimentos de moradia, por meio dos recursos da observação participante e da entrevista em profundidade.

Biografia do Autor

Cilene Victor, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), onde é uma das líderes do grupo de pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions, e professora dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM). Tem pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC (UFABC), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em Comunicação Científica e Tecnológica pela UMESP. 

Roberto Chiachiri, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), onde é um dos líderes do grupo de pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions. É diretor da Cátedra UNESCO-UMESP em Comunicação. Pós-doutorando na Université Paris 1 Sorbonne – França, doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Talita Gonsales, Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território na Universidade Federal do ABC.

Pesquisadora do Laboratório de Justiça Territorial (LabJuta) da Universidade Federal do ABC (UFABC) e do Observatório de Remoções (FAUUSP–UFABC). Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC. Engenheira Ambiental e Urbana pela UFABC. 

Downloads

Publicado

2019-11-15

Como Citar

Victor, C., Chiachiri, R., & Gonsales, T. (2019). Nós na perspectiva deles - a tragédia do Paissandu e a representação midiática dos movimentos de moradia em São Paulo. Logos, 26(1). https://doi.org/10.12957/logos.2019.36182