Do Príncipe ao Príncipe Digital: transformações nas estruturas de poder, liderança e hegemonia

Autores/as

  • Maíra Bittencourt Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2019.36153

Palabras clave:

Príncipe Digital. Jornalismo. Mobilização Social.

Resumen

O conceito de Príncipe Digital, como variante da teoria criada por Maquiavel e revisitada por Gramsci e Ianni, ilumina a forma como, na era das redes digitais, estão estruturadas as categorias: poder, hegemonia e liderança. Este estudo se propõe ao entendimento das atuais problemáticas sociais e políticas que afetam o Brasil e, por consequência, a comunicação no país. Com base em uma ampla pesquisa de campo realizada com 601 entrevistados, em 74 manifestações populares, nas cinco regiões brasileiras, seguida de grupo focal e análises qualitativas, o trabalho reformula um conceito que atravessou a história moderna, o conceito de Príncipe.  

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Biografía del autor/a

Maíra Bittencourt, Universidade Federal de Rondônia

Pós-doutora em Comunicação pela Universidade da Beira Interior - UBI - Portugal. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP. Professora do departamento de jornalismo da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Publicado

2019-11-15

Cómo citar

BITTENCOURT, Maíra. Do Príncipe ao Príncipe Digital: transformações nas estruturas de poder, liderança e hegemonia. Logos, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, 2019. DOI: 10.12957/logos.2019.36153. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/36153. Acesso em: 12 may. 2025.