Do Príncipe ao Príncipe Digital: transformações nas estruturas de poder, liderança e hegemonia

Autores

  • Maíra Bittencourt Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2019.36153

Palavras-chave:

Príncipe Digital. Jornalismo. Mobilização Social.

Resumo

O conceito de Príncipe Digital, como variante da teoria criada por Maquiavel e revisitada por Gramsci e Ianni, ilumina a forma como, na era das redes digitais, estão estruturadas as categorias: poder, hegemonia e liderança. Este estudo se propõe ao entendimento das atuais problemáticas sociais e políticas que afetam o Brasil e, por consequência, a comunicação no país. Com base em uma ampla pesquisa de campo realizada com 601 entrevistados, em 74 manifestações populares, nas cinco regiões brasileiras, seguida de grupo focal e análises qualitativas, o trabalho reformula um conceito que atravessou a história moderna, o conceito de Príncipe.  

Biografia do Autor

Maíra Bittencourt, Universidade Federal de Rondônia

Pós-doutora em Comunicação pela Universidade da Beira Interior - UBI - Portugal. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP. Professora do departamento de jornalismo da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

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Publicado

2019-11-15

Como Citar

Bittencourt, M. (2019). Do Príncipe ao Príncipe Digital: transformações nas estruturas de poder, liderança e hegemonia. Logos, 26(1). https://doi.org/10.12957/logos.2019.36153