Rotinas produtivas e atuação jornalística: o rádio no Sul do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2019.35644

Palavras-chave:

Rádios Comunitárias, Radiojornalismo, Newsmaking.

Resumo

A cartografia do rádio Sulmaranhense aponta para o universo de 79% das emissoras denominadas de comunitárias e, desse total, 40% que funcionam sem outorga. Tais dados motivaram a observação participante em quatro emissoras situadas neste contexto com o objetivo de analisar como as rotinas produtivas das rádios estão relacionadas com o conteúdo jornalístico veiculado nos meios de comunicação comunitários. A partir da perspectiva do newsmaking (WOLF, 2005), observou-se durante uma semana a produção e veiculação de programas jornalísticos nas rádios Rio Corda, Rádio Cidade, Rádio Aliança e Rádio Fronteira, localizadas no Sul do Maranhão. Sem profissionais suficientes e nem estrutura adequada, a internet se torna a principal fonte para a produção e reprodução de notícias nessas emissoras comunitárias.

Biografia do Autor

Graziela Soares Bianchi, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos). Docente nos cursos de Jornalismo (graduação e mestrado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR).

Nayane Cristina Rodrigues de Brito, Universidade Federal de Santa Catarina.

Jornalista e Historiadora. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2019-11-15

Como Citar

Bianchi, G. S., & Rodrigues de Brito, N. C. (2019). Rotinas produtivas e atuação jornalística: o rádio no Sul do Maranhão. Logos, 26(1). https://doi.org/10.12957/logos.2019.35644