A construção da Identidade, o comércio do eu no universo publicitário e modos de relacionamento social hipermodernos

Autores

  • Maria Cláudia Tardin Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2009.340

Palavras-chave:

identidade, publicidade, sociedade, hipermodernidade

Resumo

Este trabalho objetiva assinalar as pressões sociais e os valores culturais que participam do processo de construção das identidades brasileiras na sociedade hipermoderna das grandes cidades por meio da análise de um representante dela, que é o universo publicitário. Irei descrever alguns dos resultados encontrados em minha tese de doutorado (2007) em que, ao analisar as estratégias emocionais de persuasão publicitá­rias mais utilizadas nas revistas de maior circulação do país, levantei os conteúdos ideológicos empregados nesses anúncios e, neste momento quero refletir sobre os possíveis modos de convivência social promovi­dos pelas identidades que são ressaltadas.
Os meios de comunicação social são fonte de influência e manutenção de modos de viver, logo representam material rico de reflexão para se compreender os impasses dos relacionamentos sociais contemporâneos.

Biografia do Autor

Maria Cláudia Tardin Pinheiro

Doutora em Psicologia (UERJ), Mestre em Psicologia (UFRJ), psicóloga (UERJ), professora universitária (ESPM e Faculdade Moraes Júnior - Mackenzie Rio) e de pós-graduação (ESPM), orientadora profissional (ESPM), coordenadora de atividades complementares da Faculdade Moraes Júnior - Mackenzie Rio, consultora em gestão de pessoas.

Downloads

Publicado

2010-03-09

Como Citar

Pinheiro, M. C. T. (2010). A construção da Identidade, o comércio do eu no universo publicitário e modos de relacionamento social hipermodernos. Logos, 16(2), 80–94. https://doi.org/10.12957/logos.2009.340

Edição

Seção

Fluxo Continuo