"Pimenta Neves tem currículo notável": jornalismo, gênero e hierarquia na cobertura do assassinato de Sandra Gomide

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2018.33114

Resumo

O artigo apresenta os dados e conclusões obtidos a partir da análise da cobertura do caso do assassinato da jornalista Sandra Gomide pelo também jornalista e ex-chefe, Pimenta Neves. Encarado enquanto incidente crítico, o crime envolveu jornalistas no papel de vítima e réu, problematizando não apenas a questão do distanciamento pressuposto para a prática de uma cobertura imparcial, bem como expondo hierarquias e relações de gênero presentes dentro das redações brasileiras. Para tanto foi realizada uma análise de enquadramento do conteúdo dos primeiros dezesseis dias da cobertura do caso pela Folha Online, cujos corpus é composto por 229 matérias. Os enquadramentos que predominaram apontaram para a humanização do assassino, reforçando uma posição patriarcal e hierárquica superior; enquanto que se enfatizou a subordinação e culpabilização da vítima em relação ao crime que lhe tirou a vida.

Biografia do Autor

Eleonora de Magalhães Carvalho, UFF

Doutora e mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sócia-diretora da startup Vértice Inteligência. Membro do Laboratório de Mídia e Democracia da UFF (Lamide) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica).

 

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

de Magalhães Carvalho, E. (2019). "Pimenta Neves tem currículo notável": jornalismo, gênero e hierarquia na cobertura do assassinato de Sandra Gomide. Logos, 25(2), 60–81. https://doi.org/10.12957/logos.2018.33114