Jogos Olímpicos de Berlim 1936: o uso do esporte para fins nada esportivos
DOI:
https://doi.org/10.12957/logos.2012.3283Palavras-chave:
esporte, política, nazismo, olimpíadasResumo
O artigo mostra como a Alemanha nazista usou os Jogos Olímpicos de Berlim em 1936 para resgatar a auto-estima do povo alemão, difundir seus dogmas e, principalmente, exaltar a raça ariana como superior. A maneira com que o corpo ganhou importância na sociedade alemã da época apontado no filme Olympia, demonstra a força que o esporte tinha para disciplinar e preparar a juventude para a guerra que estava por vir. Um dos exemplos mais famosos de como o esporte pode ser usado para fins políticos e para exaltar um regime e um povo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-30
Como Citar
MOSTARO, Filipe Fernandes Ribeiro. Jogos Olímpicos de Berlim 1936: o uso do esporte para fins nada esportivos. Logos, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, 2012. DOI: 10.12957/logos.2012.3283. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/3283. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.