A somatização da subjetividade contemporânea: continuidades e rupturas

Autores

  • Ieda Tucherman
  • Ericson Saint Clair

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2009.323

Palavras-chave:

corpo, subjetividade, poder

Resumo

Investigamos o estatuto do corpo na cultura ocidental contemporânea em uma breve genealogia. Partimos do fenômeno atual da somatização da subjetividade para buscar continuidades e rupturas do modelo dis­ciplinar vigente no século XIX. Sugerimos que as novas modalidades de exercício de poder das sociedades de controle atuam em conjunto com um surpreendente recrudescimento da disciplina na atualidade.

Biografia do Autor

Ieda Tucherman

Professora adjunta da UFRJ, doutora em Comunicação pela UFRJ, com pós-doutorado pela Instituition de Recherche en Accoustique et Musique. É autora de “Breve história do corpo e de seus monstros” (Lisboa, Ed. Veja, 1999).

Ericson Saint Clair

Doutorando em Comunicação pela UFRJ, mestre em Comunicação pela UFF e bacharel em Comunicação pela Uerj. Como bolsista do CNPq, desenvolve tese sobre a construção midiática da depressão, orientada por Ieda Tucherman.

Downloads

Publicado

2010-03-15

Como Citar

Tucherman, I., & Clair, E. S. (2010). A somatização da subjetividade contemporânea: continuidades e rupturas. Logos, 16(1), 10–21. https://doi.org/10.12957/logos.2009.323