Os movimentos da indústria fonográfica na crítica jornalística: a contribuição de Herbert Caro, vendedor das coisas do espírito

Autores

  • Ana Laura Colombo de Freitas
  • Cida Golin

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2011.2302

Palavras-chave:

Indústria fonográfica, Crítica musical, Herbert Caro

Resumo

O artigo busca pistas da história da fonografia no Brasil a partir da coluna Os melhores discos clássicos do crítico alemão naturalizado brasileiro Herbert Caro no jornal Correio do Povo, RS, entre 1967 e 1980. Caro entendia a reprodutibilidade técnica como estratégia de difusão musical e formação de público. Mediador e orientador do consumo, acompanhou a oscilação da indústria fonográfica no Brasil, fomentou a escuta de gravações e propagou critérios de escolha e compra de discos. 

Biografia do Autor

Ana Laura Colombo de Freitas

Jornalista, Mestre em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Atua na área do jornalismo cultural, com experiência em rádio, revista e web.

Journalist, has a master's degree in Communication and Information by the Post-graduation program for Communication and Information at UFRGS. Works in the cultural journalism field, with experience in radio, magazine and web journalism.

Cida Golin

Jornalista, Doutora em Letras pela PUCRS, Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da FABICO/UFRGS.

Journalist, PhD in Linguistics and Literature at PUCRS, professor of the Communication Department and the Post-graduation program for Communication and Information at FABICO/UFRGS.

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Publicado

2011-12-30

Como Citar

Colombo de Freitas, A. L., & Golin, C. (2011). Os movimentos da indústria fonográfica na crítica jornalística: a contribuição de Herbert Caro, vendedor das coisas do espírito. Logos, 18(2). https://doi.org/10.12957/logos.2011.2302