Canção popular como processo comunicacional: aproximações preliminares a partir do cotidiano marajoara.

Autores

  • Marcelo Monteiro Gabbay

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2011.2269

Palavras-chave:

Comunicação, música, carimbó, etnomusicologia, Marajó.

Resumo

O presente texto apresenta parte de pesquisa de doutorado em andamento, procurando salientar o papel comunicativo da canção popular de origem rural, na região amazônica do Brasil. O carimbó do Marajó é aqui apresentado como fenômeno sociológico e comunicacional, o que procuramos salientar a partir de relato etnomusicológico, seguido de uma análise teórica para aproximação entre a prática do carimbó e os processos comunicacionais comunitários na região.

Biografia do Autor

Marcelo Monteiro Gabbay

Mestre e Doutorando em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. Pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária - LECC/UFRJ. Estagio sanduíche na Université Paris-Descartes (Sorbonne V), com Michel Maffesoli. Músico e compositor.

Master and Doctorate in Communication and Culture from ECO/UFRJ. Researcher in the Laboratory of Community Communication Studies - LECC/UFRJ. Doctorate interchange in the Université Paris-Descartes (Sorbonne V), with Michel Maffesoli. Musician and composer.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

Gabbay, M. M. (2011). Canção popular como processo comunicacional: aproximações preliminares a partir do cotidiano marajoara. Logos, 18(2). https://doi.org/10.12957/logos.2011.2269