Rádio e imaginário na obra de Erico Verissimo: uma análise de Incidente em Antares

Autores

  • Doris Fagundes Haussen

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2011.2255

Palavras-chave:

"rádio", "ficcção", "Erico Verissimo"

Resumo

O texto analisa a presença do rádio no romance Incidente em Antares, de Erico Verissimo, com o objetivo de verificar o papel do veículo na ficção produzida pelo autor e a sua relação com o imaginário do período. Conclui-se que o rádio, no romance, traça um grande painel da sociedade e da política gaúcha (e brasileira). Ao mesmo tempo, mexe com a necessidade de circulação entre o imaginário e o real da comunidade e auxilia na construção de novos imaginários.

The text analyzes the presence of radio in the novel Incidente em Antares, by Erico Verissimo, in order to verify the role of the vehicle produced by the writer in the fiction and its relationship with the imaginary of the period. We conclude that the radio, in the novel, draws a large panel of society and politics in the State. At the same time, move with the need to travel between the imaginary and the real community and assists in building new imaginary.

Biografia do Autor

Doris Fagundes Haussen

Jornalista, Professora Doutora do PPG em Comunicação Social da PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do CNPq.

Journalist, PhD, Communications professor at the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Researcher at the CNPq.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

Haussen, D. F. (2011). Rádio e imaginário na obra de Erico Verissimo: uma análise de Incidente em Antares. Logos, 18(2). https://doi.org/10.12957/logos.2011.2255