O pregador midiático - Marcelo Rossi e o discurso radiofônico em "Nosso momento de fé"

Autores/as

  • João Baptista de Abreu

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2011.2251

Palabras clave:

linguagem radiofônica, paisagem sonora, renovação carismática, Marcelo Rossi, Nosso momento de fé

Resumen

O trabalho analisa 10 meses de transmissão do programa Nosso momento de fé, apresentado pelo padre católico Marcelo Rossi e veiculado diariamente em 95 emissoras de rádio e líder nacional de audiência, com 2,1 milhões de ouvintes por minuto. O objetivo é examinar as estratégias empregadas no discurso radiofônico e sua eficácia no imaginário popular, conjugando a palavra, a música, os efeitos sonoros e o silêncio. Durante uma hora, o apresentador estabelece um vínculo com o ouvinte, baseado nas técnicas radiofônicas, no carisma e na capacidade de oferecer conforto espiritual a um público cada vez mais carente de afeto e esperança.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Baptista de Abreu

Jornalista, sociólogo e professor associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em rádio pelo CIESPAL e Radio Nederland Training Centre.

Jornalista profissional, com passagens por Jornal do Brasil, O Globo, Jornal do Commercio, Rádio Jornal do Brasil, TV Educativa e TV Globo, entre outros.

 

Publicado

2011-12-30

Cómo citar

ABREU, João Baptista de. O pregador midiático - Marcelo Rossi e o discurso radiofônico em "Nosso momento de fé". Logos, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, 2011. DOI: 10.12957/logos.2011.2251. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/2251. Acesso em: 13 may. 2025.